Aula sobre 10 Most Common Phrasal Verbs 10 Verbos Frasais Mais Comuns

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos aos 10 verbos frasais mais comuns em inglês. Serão apresentados exemplos práticos de como esses verbos são utilizados no cotidiano dos estudantes e como eles podem ser aplicados em situações reais. A metodologia utilizada será a aprendizagem entre pares, na qual os alunos serão estimulados a criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema em profundidade. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula introduzindo o tema dos 10 verbos frasais mais comuns em inglês. Faça perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre verbos frasais e incentive a participação deles. Em seguida, apresente a lista dos 10 verbos frasais mais comuns e faça uma breve explicação sobre cada um deles.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Divida a turma em grupos de 4 alunos e explique como funciona a metodologia de Aprendizagem Entre Pares. Cada grupo deve criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para ajudar os estudantes e esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a discussão. Cada grupo deve comentar seus próprios mapas e explicar a lógica de suas criações.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os verbos frasais podem ser aplicados em situações reais. Para isso, ele pode usar situações cotidianas, como ir ao supermercado, ao médico, ao banco, etc. Os alunos também são encorajados a compartilhar exemplos que eles conhecem.

  5. Etapa 5 - Consolidação do aprendizado

    Encerre a aula reforçando os conceitos apresentados e fazendo uma avaliação rápida sobre as dificuldades e dúvidas restantes. Faça também, uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e incentive a aplicação dos conhecimentos em situações práticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração dos estudantes;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar ideias e conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula;
  • Qualidade e profundidade do mapa conceitual criado pelo grupo;
  • Compreensão e aplicação correta dos verbos frasais apresentados na atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e os conceitos de forma clara e objetiva;
  • Encorajar a participação dos alunos durante toda a aula;
  • Estimular a aplicação prática dos conhecimentos apresentados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do mapa conceitual;
  • Participar ativamente das discussões e apresentação dos mapas conceituais;
  • Identificar e aplicar os verbos frasais apresentados em situações cotidianas.