Aula sobre 10 Most Common Phrasal Verbs 10 Verbos Frasais Mais Comuns

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os 10 verbos frasais mais comuns em inglês. Esses verbos são muito utilizados em conversas informais e, portanto, são essenciais para quem quer se comunicar em inglês com fluência. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa. Por meio da metodologia ativa de Ensino Híbrido, eles criarão um template de registro de aprendizagem, que poderá ser usado para acompanhar suas atividades e avaliar seus progressos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula fazendo uma breve introdução ao tema e perguntando aos alunos sobre seus conhecimentos prévios sobre verbos frasais. Em seguida, apresente os objetivos da aula e como ela será desenvolvida. Os alunos serão divididos em grupos no WhatsApp ou outro canal de comunicação.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos 10 verbos frasais

    Apresente uma lista com os 10 verbos frasais mais comuns em inglês e explique sua estrutura. Em seguida, use exemplos práticos e didáticos de como esses verbos são usados ​​em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Criando um template de registro de aprendizagem

    Explique aos alunos que eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo em seu canal de comunicação deve criar seu próprio template.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupos

    Os alunos irão trabalhar em grupo e criar juntos seus templates de registro de aprendizagem. Eles devem incluir exemplos dos 10 verbos frasais e suas respectivas traduções. Dê suporte e tire dúvidas durante todo o processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para toda a classe. Faça comentários sobre o trabalho e incentive a participação dos alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Encerre a aula com uma revisão dos objetivos da aula e perguntando aos alunos o que eles aprenderam. Eles também devem responder em seus canais de comunicação a pergunta: "Quais foram os pontos mais importantes que você aprendeu hoje?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos
  • Incentivar a criatividade e autonomia dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula e no trabalho em grupo
  • Criação de um template de registro de aprendizagem completo e organizado
  • Capacidade de explicar o significado e uso dos 10 verbos frasais apresentados
  • Nível de conquista dos objetivos propostos na aula
  • Uso correto da língua inglesa em todas as atividades propostas

Ações do professor

  • Elaborar uma estratégia para acompanhar cada grupo durante o trabalho em conjunto
  • Oferecer exemplos e explicações claras e objetivas dos verbos frasais
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos
  • Avaliar a compreensão dos alunos ao longo da aula
  • Flexibilidade para adaptar o planejamento às necessidades dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas no grupo
  • Criar um template de registro de aprendizado completo e organizado
  • Expressar ideias com clareza e objetividade
  • Cooperar com os colegas de grupo
  • Demonstrar interesse em aprender inglês e compreender a importância dos verbos frasais para a fluência na língua.