Aula sobre 10 Most Common Phrasal Verbs 10 Verbos Frasais Mais Comuns

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos aprender sobre os 10 verbos frasais mais comuns em inglês. Esses verbos são frequentemente usados ​​em conversas do dia a dia e são essenciais para a comunicação em inglês. Ao aprender esses verbos frasais, você poderá entender melhor o inglês falado e terá mais confiança para falar com outras pessoas. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com informações relevantes sobre o tema, visando o desenvolvimento da habilidade de examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula: os 10 verbos frasais mais comuns em inglês. Em seguida, solicite aos alunos que compartilhem situações em que eles já ouviram esses verbos frasais sendo usados e juntos debatam a importância de aprender essas expressões.

  2. Etapa 2 - Explicação dos verbos frasais

    Apresente cada um dos 10 verbos frasais, explicando o significado e dando exemplos de como eles são usados. Em seguida, os alunos vão realizar atividades em grupos para praticar o uso desses verbos com situações reais.

  3. Etapa 3 - Definição dos campos do jogo

    Divida a turma em grupos e cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Forneça exemplos de jogos para inspiração e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um jogo que ensine os verbos frasais. Nessa etapa, esteja disponível para ajudar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Avalie os jogos com base nos critérios de avaliação definidos e dê feedback.

  6. Etapa 6 - Aplicação dos jogos

    Solicite que cada grupo jogue o jogo de outro grupo e forneça feedbacks de melhorias e dos pontos fortes dos jogos criados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Revise os pontos principais da aula e recapitule como os alunos podem praticar os verbos frasais em seu dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão e utilização dos verbos frasais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizado por meio de uma metodologia ativa.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade do jogo.
  • Clareza na explicação dos verbos frasais.
  • Adequação do jogo ao nível de conhecimento dos alunos.
  • Clareza e coerência das informações para o consumidor final.
  • Engajamento do jogo durante a apresentação.

Ações do professor

  • Explicar e apresentar os verbos frasais para a turma.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos e fornecer feedback aos alunos.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Compartilhar situações em que eles já ouviram os verbos frasais sendo usados.
  • Participar ativamente da criação do jogo em grupo.
  • Apresentar seu jogo para a turma.
  • Avaliar o trabalho dos colegas e dar feedback construtivo.