Aula sobre 10 Most Common Phrasal Verbs 10 Verbos Frasais Mais Comuns

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os 10 verbos frasais mais comuns na língua inglesa. Os verbos frasais são combinações de verbo e preposições ou advérbios com um significado diferente do verbo sozinho. Esse conhecimento é essencial para a compreensão e produção da língua inglesa, o que pode ser muito útil para aprimorar as habilidades de comunicação dos alunos no cotidiano ou em situações de intercâmbio, ou viagem. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que são verbos frasais e qual é a importância de conhecê-los na língua inglesa. Em seguida, pode fazer uma lista no quadro com alguns exemplos de verbos frasais que os alunos já conhecem, como "get up" ou "look for".

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida a turma em 3 grupos e divida a sala em três oficinas.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Oriente os estudantes em qual estação cada grupo deverá começar e dê início a atividade.

    Estação 1 - Vocabulário dos verbos frasais

    Nesta estação, os alunos terão acesso a uma lista com os 10 verbos frasais mais comuns em inglês e suas traduções em português. Cada aluno receberá um papel com uma coluna em branco para escrever exemplos de frases usando cada verbo frasal.

    Estação 2 - Listening

    Na segunda estação, os alunos assistirão a um vídeo com uma conversa em inglês entre duas pessoas usando alguns dos verbos frasais estudados. Em seguida, os alunos farão uma atividade para identificar os verbos frasais na conversa e depois escreverão frases com eles.

    Estação 3 - Speaking

    Na última estação, os alunos farão um jogo de perguntas e respostas em pares usando os verbos frasais. Cada aluno receberá uma carta com perguntas sobre os verbos frasais e deverá perguntar ao colega sobre as respostas. Depois, trocarão as cartas e repetirão o processo.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Por fim, faça um resumo dos principais pontos estudados durante a aula, utilizando exemplos práticos para reforçar a importância dos verbos frasais na comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o desenvolvimento da habilidade em identificar os verbos frasais mais comuns na língua inglesa.
  • Desenvolver a habilidade de produzir frases utilizando verbos frasais.
  • Estimular a criatividade dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos verbos frasais.
  • Produção de frases coerentes usando os verbos frasais.
  • Participação ativa no jogo de perguntas e respostas em pares.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos dos verbos frasais de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos, destacando pontos positivos e oportunidades de melhoria.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, interagindo com colegas e professor.
  • Demonstrar interesse em aprender os verbos frasais e aplicá-los em situações cotidianas.
  • Demonstrar respeito e colaboração com os demais alunos durante as atividades em grupo.