Aula sobre 10 Most Common Phrasal Verbs 10 Verbos Frasais Mais Comuns
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que são verbos frasais e qual é a importância de conhecê-los na língua inglesa. Em seguida, pode fazer uma lista no quadro com alguns exemplos de verbos frasais que os alunos já conhecem, como "get up" ou "look for".Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida a turma em 3 grupos e divida a sala em três oficinas.Etapa 3 - Rotação por estações
Oriente os estudantes em qual estação cada grupo deverá começar e dê início a atividade.Estação 1 - Vocabulário dos verbos frasais
Nesta estação, os alunos terão acesso a uma lista com os 10 verbos frasais mais comuns em inglês e suas traduções em português. Cada aluno receberá um papel com uma coluna em branco para escrever exemplos de frases usando cada verbo frasal.
Estação 2 - Listening
Na segunda estação, os alunos assistirão a um vídeo com uma conversa em inglês entre duas pessoas usando alguns dos verbos frasais estudados. Em seguida, os alunos farão uma atividade para identificar os verbos frasais na conversa e depois escreverão frases com eles.
Estação 3 - Speaking
Na última estação, os alunos farão um jogo de perguntas e respostas em pares usando os verbos frasais. Cada aluno receberá uma carta com perguntas sobre os verbos frasais e deverá perguntar ao colega sobre as respostas. Depois, trocarão as cartas e repetirão o processo.
Etapa 4 - Conclusão
Por fim, faça um resumo dos principais pontos estudados durante a aula, utilizando exemplos práticos para reforçar a importância dos verbos frasais na comunicação em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o desenvolvimento da habilidade em identificar os verbos frasais mais comuns na língua inglesa.
- Desenvolver a habilidade de produzir frases utilizando verbos frasais.
- Estimular a criatividade dos alunos nas atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos verbos frasais.
- Produção de frases coerentes usando os verbos frasais.
- Participação ativa no jogo de perguntas e respostas em pares.
Ações do professor
- Explicar os conceitos dos verbos frasais de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.
- Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos, destacando pontos positivos e oportunidades de melhoria.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas, interagindo com colegas e professor.
- Demonstrar interesse em aprender os verbos frasais e aplicá-los em situações cotidianas.
- Demonstrar respeito e colaboração com os demais alunos durante as atividades em grupo.