Aula sobre 10 Most Common Phrasal Verbs 10 Verbos Frasais Mais Comuns

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os 10 phrasal verbs mais comuns na língua inglesa por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os phrasal verbs são verbos compostos por um verbo e uma partícula que muitas vezes mudam o sentido original do verbo. Eles são extremamente comuns na língua inglesa e seu uso correto pode fazer toda a diferença na comunicação. Por exemplo, o phrasal verb "get up" significa "levantar-se", enquanto "get over" significa "superar". Os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual com a ideia central "10 phrasal verbs mais comuns" e suas sub-ideias, aprofundando seus conhecimentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre o que são phrasal verbs e dando exemplos de sua aplicação na língua inglesa. Em seguida, forneça material de apoio para estudo em casa.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos estudarão e pesquisarão sobre os 10 phrasal verbs mais comuns. Eles podem utilizar o material de apoio passado anteriormente, ou acessar vídeos, sites ou outras fontes de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Formação de grupos

    Na sala de aula, os alunos se dividirão em grupos de três e compartilharão seus conhecimentos sobre os phrasal verbs. Cada grupo escolherá um phrasal verb e criará uma frase utilizando-o corretamente.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os grupos se reunirão em um círculo e cada um compartilhará sua frase com a turma. Corrija os erros e tire as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual com a ideia central “10 phrasal verbs mais comuns” e suas sub-ideias. O mapa deve ter dois níveis de profundidade e pelo menos três exemplos para cada sub-ideia. Forneça um modelo de mapa conceitual para ajudar os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma. Faça perguntas e estimule a discussão sobre os diferentes phrasal verbs e seu uso correto na língua inglesa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula recapitulando os principais pontos sobre os phrasal verbs e incentivando os alunos a continuarem a praticar seu conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na busca por novos conhecimentos.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e aprofundar o conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante as atividades em sala de aula.
  • Qualidade dos exemplos apresentados pelos alunos durante a atividade em grupo.
  • Criatividade e clareza na criação do mapa conceitual pelos alunos.
  • Correta utilização dos phrasal verbs nos exemplos apresentados pelos alunos.
  • Aprofundamento e organização do conhecimento nos mapas conceituais criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Fornecer material de apoio para estudo em casa.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos.
  • Auxiliar na correção dos exemplos criados pelos grupos.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a discussão e o aprofundamento do conhecimento durante a apresentação dos mapas.

Ações do aluno

  • Estudar e pesquisar sobre os phrasal verbs selecionados.
  • Participar ativamente na atividade em grupo e criar exemplos utilizando os phrasal verbs.
  • Criar um mapa conceitual com a ideia central e suas sub-ideias.
  • Apresentar e discutir o mapa conceitual com a turma.
  • Continuar a praticar o conhecimento adquirido sobre os phrasal verbs.