Aula sobre 100 Word Story

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de apreciar textos narrativos em língua inglesa. O tema escolhido é "100-Word Story", que são histórias completas, mas contadas em apenas 100 palavras. Esses tipos de histórias são cada vez mais populares e podem ser encontrados em diferentes plataformas na internet. O objetivo é despertar a criatividade dos alunos e incentivá-los a produzir suas próprias histórias em inglês. Utilizaremos a metodologia Design Thinking, na qual os alunos criam um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de suas histórias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "100-Word Story" e mostre alguns exemplos para os alunos. Em seguida, explique o que é Design Thinking e como será utilizada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e devem criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de suas histórias em inglês. Cada grupo vai receber um tema diferente, como amor, medo, aventura, entre outros. Eles podem realizar entrevistas com no mínimo 2 pessoas que se enquadre no perfil do público alvo.

  3. Etapa 3 - Brainstorm

    Os alunos vão realizar uma discussão em grupo para gerar ideias sobre suas histórias em inglês. Cada grupo deve selecionar uma ideia para desenvolver a história em inglês.

  4. Etapa 4 - Produção da História

    Os alunos vão produzir suas histórias em inglês com base nas ideias selecionadas, seguindo a narrativa do 100-Word Story.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento das Histórias

    Cada grupo vai compartilhar sua história em inglês com a turma. Para a apresentação, eles podem usar elementos visuais, como cartazes.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Dê feedback sobre as histórias produzidas pelos alunos. Faça uma reflexão final com a turma, compartilhando os resultados e percepções da atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de apreciação de textos narrativos em língua inglesa.
  • Incentivar a criatividade dos alunos.
  • Estimular a produção textual em inglês.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Utilizar a metodologia Design Thinking para solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos.
  • Utilização do mapa de empatia.
  • Qualidade da história produzida.
  • Utilização correta da língua inglesa.
  • Habilidade de trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Acompanhar os grupos na realização do mapa de empatia.
  • Dar feedback sobre as histórias produzidas pelos alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar o mapa de empatia.
  • Produzir a história em inglês.
  • Compartilhar a história com a turma.
  • Dar e receber feedback das histórias produzidas.