Aula sobre 100 Word Story

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A atividade de "100-Word Story" é uma oportunidade para os alunos praticarem sua habilidade em escrita criativa em um formato condensado. Este tipo de história tem exatamente 100 palavras, o que exige que os alunos sejam precisos e seletivos em suas escolhas de palavras e estrutura narrativa. Os alunos vão aprender sobre a história de como essa forma de contar histórias surgiu e como ela se espalhou pela internet. Eles também vão criar suas próprias histórias de 100 palavras e aprender a avaliar suas próprias produções.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos vão fazer um registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out (modelo) para avaliar o que já sabem e o que ainda precisam aprender sobre a escrita de uma história de 100 palavras em inglês.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente uma breve história sobre a origem e a popularidade das histórias de 100 palavras na internet. Em seguida, forneça exemplos de histórias de 100 palavras para os alunos analisarem e discutirem em grupo.

  3. Etapa 3 - Produção de História

    Os alunos vão trabalhar individualmente para criar suas próprias histórias de 100 palavras. Eles podem usar o modelo de histórias fornecidas inicialmente criar sua própria a partir de um tema escolhido por eles.

  4. Etapa 4 - Revisão em Pares

    Em pares, os estudantes devem revisar suas histórias e fornecer feedback um ao outro. Dê diretrizes específicas sobre o que os alunos devem procurar ao revisar as histórias do outro.

  5. Etapa 5 - Revisão individual

    Os alunos revisam suas próprias histórias, usando o feedback recebido de seus colegas e as diretrizes fornecidas pelo professor.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão outro registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out (modelo) para avaliar o que aprenderam sobre a escrita de uma história de 100 palavras em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa;
  • Estimular a autonomia dos alunos na produção textual;
  • Proporcionar a prática de feedback construtivo entre os alunos;
  • Aprimorar a habilidade de autoavaliação dos alunos;
  • Desenvolver a valorização do patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao tema proposto;
  • Coerência e coesão textuais;
  • Criatividade e originalidade;
  • Correção gramatical e ortográfica;
  • Uso adequado de vocabulário e estruturas gramaticais.

Ações do professor

  • Apresentar a contextualização e os exemplos de histórias de 100 palavras;
  • Fornecer feedback para os alunos sobre suas produções;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre suas próprias produções;
  • Monitorar a participação dos alunos ao longo das etapas da aula;
  • Proporcionar um ambiente seguro para que os alunos se sintam à vontade para criar e experimentar.

Ações do aluno

  • Participar da atividade de Check-in e Check-out;
  • Criar histórias de 100 palavras em inglês;
  • Revisar a produção de outros alunos;
  • Avaliar suas próprias produções;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e em pares.