Aula sobre 100 Word Story

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A atividade "100-Word Story" é uma técnica de escrita criativa em que o autor deve contar uma história completa em apenas 100 palavras. Essa atividade enfatiza a economia de palavras e a capacidade de transmitir sentimentos em um espaço limitado. A técnica está presente em muitas formas de arte, como literatura, cinema e publicidade. A metodologia ativa Gamificação será usada para desenvolver a habilidade dos alunos em apreciar textos narrativos em língua inglesa, criando um jogo de tabuleiro com o tema "100-Word Story".

  1. Etapa 1 - Introduzindo o tema

    Apresente a técnica de "100-Word Story" e explique como ela é usada em diferentes formas de arte. Os alunos devem ler alguns exemplos de "100-Word Story" em inglês para entender o conceito e a estrutura da técnica.

  2. Etapa 2 - Criando o jogo de tabuleiro

    Os alunos serão divididos em grupos e orientados a criar um jogo de tabuleiro com o tema "100-Word Story". Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas, cartas de perguntas e ações, peças e um dado. Os grupos devem trabalhar juntos para desenvolver um jogo que envolva perguntas e desafios relacionados às "100-Word Story".

  3. Etapa 3 - Desenvolvendo o jogo

    Os grupos devem trabalhar juntos para desenvolver o jogo de tabuleiro. Eles devem criar perguntas e desafios que envolvam a técnica de "100-Word Story" e promovam a apreciação de textos narrativos em língua inglesa.

  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Os grupos devem jogar seus jogos uns com os outros e avaliar os jogos uns dos outros. Incentive a reflexão sobre o processo de criação do jogo e as habilidades desenvolvidas ao longo do processo.

  5. Etapa 5 - Refletindo sobre o processo

    Os alunos devem refletir sobre o processo de criação do jogo e sua experiência ao jogá-lo. Eles devem compartilhar suas reflexões com a turma e discutir como a atividade os ajudou a desenvolver suas habilidades em língua inglesa.

  6. Etapa 6 - Apresentando os resultados

    Cada grupo deve apresentar o jogo que criou para a turma. Você deve incentivar os alunos a explicar como o jogo foi criado e como ele funciona.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a capacidade dos alunos em apreciar textos narrativos em língua inglesa.
  • Desenvolver habilidades de criatividade e trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a capacidade de reflexão e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Integração adequada da técnica de "100-Word Story" no jogo.
  • Coerência das perguntas e desafios com o tema e objetivos da atividade.
  • Capacidade de reflexão e autoavaliação dos alunos.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de "100-Word Story" e orientar os alunos na criação do jogo.
  • Dar suporte e feedback durante o processo de criação do jogo.
  • Incentivar a reflexão e a autoavaliação dos alunos.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Orientar a apresentação final dos jogos para a turma.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo em grupo.
  • Desenvolver perguntas e desafios relevantes para o tema.
  • Participar ativamente na reflexão e autoavaliação do processo.
  • Jogar o jogo criado pelos colegas e avaliá-lo de forma construtiva.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e explicar como ele funciona.