Aula sobre 100 Word Story

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão trabalhar com a técnica literária conhecida como "100-Word Story", que consiste em criar uma história em exatamente cem palavras. Essa técnica é uma forma desafiadora e criativa de desenvolver a habilidade de escrita em inglês dos alunos, e pode ser encontrada em diversas plataformas online. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos vão explorar o conteúdo antes da aula e aplicá-lo em atividades em sala de aula. O objetivo é desenvolver a habilidade de apreciar textos narrativos em língua inglesa e valorizar o patrimônio cultural produzido nessa língua.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique a técnica literária "100-Word Story" e apresente exemplos de histórias criadas nesse formato. Dê aos alunos uma lista de palavras e frases que eles podem usar como inspiração para escrever suas próprias histórias.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo da dinâmica

    Peça aos alunos que pesquisem em casa sobre o formato "Dinâmica dos 3 Qs" e criem um modelo com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Explique que esse modelo será utilizado para avaliar a atividade e que cada aluno vai preenchê-lo ao final da aula.

  3. Etapa 3 - Criação da história

    Em duplas, os alunos vão criar uma história em formato "100-Word Story". Eles devem usar as palavras e frases da lista para se inspirar e incorporar pelo menos três dessas palavras ou frases em suas histórias.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os alunos devem compartilhar suas histórias com a turma e ler em voz alta para que todos possam apreciar a criatividade uns dos outros.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Em grupos, os alunos devem discutir as histórias criadas e preencher o modelo "Dinâmica dos 3 Qs", compartilhando o que acharam de bom, ruim e o que pode ser melhorado nas histórias dos colegas.

  6. Etapa 6 - Revisão e feedback

    Revise as histórias dos alunos e forneça feedback individual, reforçando pontos positivos e dando sugestões para melhorias.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Finalize a aula com uma discussão em grupo sobre o valor da literatura em língua inglesa e como a técnica "100-Word Story" pode ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades literárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita em inglês dos alunos.
  • Explorar uma técnica literária criativa como a "100-Word Story".
  • Valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
  • Melhorar as habilidades interpessoais dos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos para poderem melhorar suas habilidades literárias em inglês.

Critérios de avaliação

  • A precisão gramatical dos textos dos alunos em inglês.
  • A criatividade e originalidade das histórias criadas pelos alunos.
  • A participação ativa e respeitosa dos alunos nas discussões em grupo.
  • A capacidade dos alunos de fornecer feedback construtivo aos seus colegas.
  • A capacidade dos alunos de aplicar as habilidades de escrita e leitura em inglês em um trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a técnica "100-Word Story".
  • Fornecer feedback construtivo individual para cada aluno.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.
  • Fornecer exemplos e sugestões para os alunos.
  • Facilitar a discussão em grupo de maneira respeitosa e produtiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar uma história original em inglês no formato "100-Word Story".
  • Fornecer feedback construtivo aos colegas.
  • Completar o modelo "Dinâmica dos 3 Qs" de maneira honesta e construtiva.
  • Aplicar as habilidades de escrita e leitura em inglês em um trabalho colaborativo com os colegas.