Aula sobre A Anexacao Do Mexico Ao Territorio Do Estados Unidos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A anexação do México ao território dos Estados Unidos é um tema importante para entender as relações entre esses dois países no século XIX. Esse processo histórico envolveu conflitos, negociações e interesses políticos e econômicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como as relações entre países ainda são influenciadas por esses fatores. Por exemplo, a disputa comercial entre Estados Unidos e México sobre o comércio de produtos agrícolas e a imigração de mexicanos para os Estados Unidos. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise crítica e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualizará a anexação do México ao território dos Estados Unidos. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à anexação do México ao território dos Estados Unidos. O problema deve ser claro e específico e podem estar relacionados a disputas de terras e suas consequências atuais por exemplo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. As alternativas devem ser criativas e viáveis.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para resolver o problema definido na etapa 3. Os alunos deverão justificar a escolha da alternativa e apresentar argumentos para convencer os colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados da atividade para a turma. Os alunos deverão explicar o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma discutirá as soluções apresentadas pelos grupos. Você poderá fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade das alternativas geradas e da solução escolhida.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para resolver o problema definido.
  • Justificar a escolha da solução e apresentar argumentos convincentes.