Aula sobre A Anexacao Do Mexico Ao Territorio Do Estados Unidos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A anexação do México ao território dos Estados Unidos é um tema importante para entendermos as relações entre esses dois países no século XIX. Esse processo foi marcado por conflitos e disputas territoriais, que resultaram na perda de grande parte do território mexicano. É importante que os alunos compreendam como esse processo histórico influenciou as relações entre os dois países até os dias de hoje. Para tornar a aula mais envolvente, o utilize exemplos práticos, como notícias atuais sobre a relação entre os Estados Unidos e o México, ou mesmo filmes e documentários que abordem o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma pergunta instigante: "Você já se perguntou como o México perdeu uma parte significativa de seu território para os Estados Unidos?". Essa pergunta despertará a curiosidade dos estudantes e os deixará mais engajados para a aula. Em seguida, faça uma breve contextualização sobre o tema, sem fornecer muitas informações, pois é importante manter o interesse dos alunos. Explique como a aula será conduzida e esclareça as responsabilidades dos alunos nesse processo.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e atribua responsabilidades a cada membro do grupo: coordenador, guardião do tempo, anotador, organizador de materiais. Se houver um quinto participante, ele pode ser o facilitador, mediando as discussões e garantindo a participação equitativa de todos.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema da aula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, explicando como ele deve ser organizado e quais informações devem ser incluídas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. O coordenador do grupo deve explicar a ideia central e as sub-ideias, e os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre o mapa conceitual apresentado.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas. Oriente a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos, destacando os pontos mais importantes e as relações entre as sub-ideias apresentadas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade dos mapas conceituais apresentados pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade dos mapas conceituais apresentados pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação das informações.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Estimular a participação de todos os alunos durante a aula.
- Fazer perguntas e comentários que incentivem a reflexão e a discussão entre os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.