Aula sobre A Anexacao Do Mexico Ao Territorio Do Estados Unidos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a anexação do México ao território dos Estados Unidos. Faça uma breve explicação sobre a guerra e suas consequências. Não se alongue na explicação, mantendo a curiosidade dos estudantes.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma em três grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa:
Os alunos irão trabalhar em grupos para analisar um mapa da época da anexação do México. Eles deverão identificar as regiões que foram anexadas pelos Estados Unidos e as consequências disso para o México.
Estação 2 - Debate:
Os estudantes terão acesso a um texto sobre o tema e deverão responder a algumas perguntas em conjunto.
Estação 3 - Análise de fontes:
Os alunos irão analisar fontes históricas, como cartas e jornais da época da anexação do México. Eles deverão identificar as diferentes perspectivas sobre o evento e como ele foi retratado na época.
Etapa 3 - Conclusão
Conduza uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas conclusões sobre o tema e como ele ainda tem impactos na atualidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de caracterização e contextualização do tema.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver habilidades de análise de fontes históricas.
- Estimular o debate e a argumentação.
- Promover a reflexão sobre as relações entre os Estados Unidos e a América Latina.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Habilidade de análise e interpretação de fontes históricas.
- Habilidade de argumentação e debate.
- Habilidade de caracterização e contextualização do tema.
- Compreensão das consequências da anexação do México para a região.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a anexação do México.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fornecer feedbacks sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo nas atividades propostas.
- Analisar fontes históricas e identificar diferentes perspectivas sobre o tema.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Compartilhar suas conclusões sobre o tema.
- Respeitar as opiniões dos colegas durante as atividades em grupo.