Aula sobre A Anexacao Do Mexico Ao Territorio Do Estados Unidos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A anexação do México ao território dos Estados Unidos é um tema importante para entender as relações entre esses dois países no século XIX. Esse processo histórico foi marcado por conflitos, negociações e interesses econômicos e políticos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como essa anexação afetou a vida dos mexicanos e dos americanos, como a expansão territorial dos Estados Unidos e a perda de território do México. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa mental para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre a anexação do México ao território dos Estados Unidos, contextualizando o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Dê um texto aos estudantes para que eles estudem em casa. Você também pode enviar um episódio de podcast, ou um vídeo para que os estudantes tenham um contato mais aprofundado com o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa mental

    Em sala de aula, os estudantes se manterão em contato com a fonte fornecida por você e criarão um mapa mental para organizar as informações de forma visual e interconectada. Eles deverão identificar os principais conceitos, ideias-chave e detalhes relevantes presentes na fonte, além de relacioná-los por meio de conexões e ramificações no mapa mental.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se dividirão em grupos para discutir seus mapas mentais e compartilharão suas ideias com os colegas. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos apresentarão seus mapas conceituais e debaterão sobre as diferentes perspectivas e interpretações do tema. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e incentivará os alunos a refletirem sobre a importância da anexação do México ao território dos Estados Unidos para entender as relações entre esses dois países no século XIX.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX."
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa mental.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos no debate em grupo.
  • Qualidade da argumentação apresentada pelos alunos no debate.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa mental.
  • Mediar o debate em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapamental sobre a anexação do México ao território dos Estados Unidos.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Apresentar argumentos e reflexões críticas durante o debate.
  • Compartilhar ideias com os colegas.
  • Refletir sobre a importância da anexação do México ao território dos Estados Unidos para entender as relações entre esses dois países no século XIX.