Aula sobre A Arqueologia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de vestígios materiais, como objetos, construções e restos humanos. Ela nos ajuda a entender como as pessoas viviam, se organizavam e se relacionavam em diferentes épocas e lugares. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo sobre a origem do homem americano. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano e como a arqueologia pode nos ajudar a entender esse processo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça a introdução o tema da aula e explique como a arqueologia pode nos ajudar a entender a origem do homem americano. Apresente exemplos de descobertas arqueológicas que ajudaram a entender esse processo.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a atividade.Etapa 3 - Problema
Cada grupo deverá criar um problema relacionado à origem do homem americano que será resolvido ao longo da atividade. Oriente os alunos a pensar em questões que possam ser respondidas por meio da arqueologia. Por exemplo: “Os casos de Luzia e Naia se encaixam na teoria de Bering?”, “Quais explicações podem ser feitas em relação às suas origens?”.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá pesquisar e apresentar alternativas para resolver o problema proposto. Os alunos deverão utilizar fontes confiáveis e apresentar argumentos que justifiquem suas escolhas.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para resolver o problema proposto e apresentar sua solução. Os alunos deverão justificar sua escolha e explicar como a arqueologia pode nos ajudar a entender a origem do homem americano.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos a utilizar uma linguagem clara e objetiva e a apresentar argumentos que justifiquem suas escolhas.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a qualidade das apresentações e a capacidade dos alunos em utilizar a arqueologia para entender a origem do homem americano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar a arqueologia para entender processos históricos.
Critérios de avaliação
- Qualidade das apresentações dos diários de bordo.
- Capacidade dos alunos em utilizar fontes confiáveis e apresentar argumentos que justifiquem suas escolhas.
- Capacidade dos alunos em utilizar a arqueologia para entender a origem do homem americano.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a arqueologia pode nos ajudar a entender a origem do homem americano.
- Orientar os alunos na criação do problema, geração de alternativas e solução.
- Avaliar a qualidade das apresentações dos diários de bordo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um diário de bordo sobre a origem do homem americano.
- Pesquisar e apresentar alternativas para resolver o problema proposto.
- Utilizar a arqueologia para entender a origem do homem americano.