Aula sobre A Arqueologia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de seus vestígios materiais. Ela nos ajuda a entender como as pessoas viviam, o que comiam, como se vestiam, como se organizavam em sociedade e muitas outras coisas. A arqueologia é importante porque nos ajuda a entender a nossa história e a nossa cultura. Nesta aula, vamos aprender sobre a arqueologia e como ela pode nos ajudar a conhecer as teorias sobre a origem do homem americano. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da arqueologia para a compreensão da história e da cultura. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre as teorias sobre a origem do homem americano e selecionar as informações mais relevantes para apresentar ao restante da turma.

  3. Etapa 3 - Preparação da apresentação

    Cada grupo irá preparar uma apresentação sobre as teorias selecionadas, utilizando recursos visuais como cartazes, slides ou vídeos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e teorias para o restante da turma. Durante as apresentações, os alunos deverão preencher o template de avaliação por pares, avaliando os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as teorias apresentadas e compará-las com o que já sabiam sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares contribuiu para o seu aprendizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da arqueologia para a compreensão da história e da cultura.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação da apresentação.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as apresentações.
  • Incentivar a reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Preparar uma apresentação sobre as teorias selecionadas.
  • Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Discutir em grupo as teorias apresentadas e compará-las com o que já sabiam sobre o tema.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.