Aula sobre A Arqueologia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de seus vestígios materiais. É uma forma de conhecer a história da humanidade e entender como as sociedades se desenvolveram ao longo do tempo. Nesta aula, os alunos irão conhecer as teorias sobre a origem do homem americano e como a arqueologia pode ajudar a entender esse processo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a importância da arqueologia para entender a história da humanidade. Os alunos farão um brainstorming sobre o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Teorias sobre a origem do homem americano

    Os alunos irão pesquisar sobre as teorias que explicam a origem do homem americano e criar um registro de aprendizagem com as informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Vestígios arqueológicos

    Apresente exemplos de vestígios arqueológicos encontrados nas Américas e como eles ajudam a entender a história do continente. Os alunos irão pesquisar sobre um desses vestígios e criar um registro de aprendizagem com as informações encontradas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações encontradas e compartilhar com os colegas.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão criar uma síntese das informações pesquisadas e discutidas em grupo em seus registros de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus registros de aprendizagem, respondendo a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela história e arqueologia.
  • Desenvolver a habilidade de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações pesquisadas e registradas.
  • Colaboração e trabalho em grupo.
  • Habilidade de síntese e organização de informações.
  • Participação no Check-out.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da arqueologia.
  • Apresentar exemplos de vestígios arqueológicos.
  • Estimular a pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e analisar informações sobre as teorias e vestígios arqueológicos.
  • Colaborar e trabalhar em grupo.
  • Criar um registro de aprendizagem com as informações pesquisadas.
  • Participar do Check-out.