Aula sobre A Arqueologia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de seus vestígios materiais. Ela nos ajuda a entender como as pessoas viviam, o que comiam, como se vestiam, como se organizavam em sociedade e muitas outras coisas. A arqueologia é importante porque nos ajuda a entender a nossa história e a nossa cultura. Nesta aula, vamos aprender sobre a arqueologia e as teorias sobre a origem do homem americano. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Teorias sobre a origem do homem americano
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre as teorias sobre a origem do homem americano e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Em seguida, eles irão discutir em grupo as informações apresentadas no vídeo.Etapa 3 - Estação 2 - Escavação arqueológica
Nesta estação, os alunos irão simular uma escavação arqueológica em uma caixa de areia. Eles irão encontrar objetos e terão que identificar o que são e para que eram usados. Em seguida, eles irão discutir em grupo as informações encontradas.Etapa 4 - Estação 3 - Artefatos arqueológicos
Nesta estação, os alunos irão observar e manusear artefatos arqueológicos reais. Eles irão identificar os materiais utilizados na fabricação dos objetos e discutir em grupo as informações encontradas.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e cada grupo irá apresentar as informações encontradas em sua estação. Em seguida, faça uma síntese das informações apresentadas e reforce a importância da arqueologia para a compreensão da história e da cultura.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela arqueologia.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão das teorias sobre a origem do homem americano.
- Identificação correta dos objetos encontrados na escavação arqueológica.
- Identificação correta dos materiais utilizados na fabricação dos artefatos arqueológicos.
- Apresentação clara e objetiva das informações encontradas em cada estação.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.
- Reforçar a importância da arqueologia para a compreensão da história e da cultura.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Assistir ao vídeo e responder às perguntas sobre as teorias sobre a origem do homem americano.
- Identificar corretamente os objetos encontrados na escavação arqueológica.
- Identificar corretamente os materiais utilizados na fabricação dos artefatos arqueológicos.
- Apresentar as informações encontradas em cada estação de forma clara e objetiva.