Aula sobre A Arqueologia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de seus vestígios materiais. Ela nos ajuda a entender como as pessoas viviam, o que comiam, como se vestiam, como se organizavam em sociedade e muitas outras coisas. A arqueologia é importante porque nos ajuda a entender a nossa história e a nossa cultura. Nesta aula, vamos aprender sobre a arqueologia e as teorias sobre a origem do homem americano. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teorias sobre a origem do homem americano

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre as teorias sobre a origem do homem americano e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Em seguida, eles irão discutir em grupo as informações apresentadas no vídeo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Escavação arqueológica

    Nesta estação, os alunos irão simular uma escavação arqueológica em uma caixa de areia. Eles irão encontrar objetos e terão que identificar o que são e para que eram usados. Em seguida, eles irão discutir em grupo as informações encontradas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Artefatos arqueológicos

    Nesta estação, os alunos irão observar e manusear artefatos arqueológicos reais. Eles irão identificar os materiais utilizados na fabricação dos objetos e discutir em grupo as informações encontradas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e cada grupo irá apresentar as informações encontradas em sua estação. Em seguida, faça uma síntese das informações apresentadas e reforce a importância da arqueologia para a compreensão da história e da cultura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela arqueologia.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão das teorias sobre a origem do homem americano.
  • Identificação correta dos objetos encontrados na escavação arqueológica.
  • Identificação correta dos materiais utilizados na fabricação dos artefatos arqueológicos.
  • Apresentação clara e objetiva das informações encontradas em cada estação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.
  • Reforçar a importância da arqueologia para a compreensão da história e da cultura.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Assistir ao vídeo e responder às perguntas sobre as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Identificar corretamente os objetos encontrados na escavação arqueológica.
  • Identificar corretamente os materiais utilizados na fabricação dos artefatos arqueológicos.
  • Apresentar as informações encontradas em cada estação de forma clara e objetiva.