Aula sobre A Arqueologia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de seus vestígios materiais. Ela nos ajuda a entender como as pessoas viviam, o que comiam, como se vestiam, como se organizavam em sociedade e muitas outras coisas. A arqueologia é importante porque nos ajuda a entender a nossa história e a nossa cultura. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre as teorias sobre a origem do homem americano. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos devem receber o material de apoio com as instruções para a criação do mapa conceitual.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre as teorias sobre a origem do homem americano e preencher o mapa conceitual com as informações encontradas. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações encontradas e organizar o mapa conceitual. Circule pela sala para orientar e mediar a discussão.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.Etapa 5 - Debate
Após as apresentações, promova um debate sobre as teorias apresentadas e as diferenças entre elas. Incentive os alunos a participar e a expressar suas opiniões.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre o que aprenderam e a como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos.
- Participação dos alunos no debate e na reflexão crítica sobre as teorias apresentadas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na organização do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as teorias sobre a origem do homem americano.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da organização do mapa conceitual.
- Participar do debate e da reflexão crítica sobre as teorias apresentadas.