Aula sobre A Arqueologia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas do passado por meio de seus vestígios materiais. Ela nos ajuda a entender como as pessoas viviam, o que comiam, como se vestiam, como se organizavam em sociedade e muitas outras coisas. A arqueologia é importante porque nos ajuda a entender a nossa história e a nossa cultura. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre as teorias sobre a origem do homem americano. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos devem receber o material de apoio com as instruções para a criação do mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre as teorias sobre a origem do homem americano e preencher o mapa conceitual com as informações encontradas. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações encontradas e organizar o mapa conceitual. Circule pela sala para orientar e mediar a discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate sobre as teorias apresentadas e as diferenças entre elas. Incentive os alunos a participar e a expressar suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre o que aprenderam e a como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos.
  • Participação dos alunos no debate e na reflexão crítica sobre as teorias apresentadas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na organização do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da organização do mapa conceitual.
  • Participar do debate e da reflexão crítica sobre as teorias apresentadas.