Aula sobre A Arte Bizantina

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A arte bizantina é um estilo artístico que se desenvolveu no Império Bizantino, entre os séculos IV e XV. Essa arte é caracterizada por sua riqueza ornamental, uso de cores vibrantes e representações religiosas. A arte bizantina é uma das mais importantes e influentes na história da arte ocidental, especialmente na arquitetura, pintura e mosaicos.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor deve apresentar o tema da aula, contextualizando a arte bizantina, suas características e importância histórica.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado à arte bizantina, como, por exemplo: "Como a arte bizantina influenciou a arquitetura religiosa?", "Qual a importância dos mosaicos na arte bizantina?", "Como a arte bizantina representa a religiosidade da época?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem pesquisar e discutir alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Eles podem utilizar livros, revistas, jornais, enciclopédias, entre outros recursos.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem apresentar a solução para o problema definido, utilizando recursos como desenhos, maquetes, colagens, entre outros.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, visando registrar todo o processo de pesquisa e criação.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos

    Os grupos devem apresentar seus trabalhos para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução encontrada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do trabalho em grupo;
  • Qualidade da apresentação do trabalho;
  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução encontrada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte bizantina;
  • Orientar os grupos na definição do problema e na pesquisa de alternativas;
  • Avaliar os trabalhos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do trabalho em grupo;
  • Apresentar o trabalho para a turma;
  • Registrar todo o processo de pesquisa e criação no diário de bordo.