Aula sobre A Arte Bizantina

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte bizantina é um estilo artístico que se desenvolveu no Império Bizantino, entre os séculos IV e XV. A arte bizantina é caracterizada pela riqueza de detalhes, pelo uso de cores vibrantes e pelo uso de materiais como ouro e mosaicos. Ela influenciou a arte ocidental e é um importante legado cultural.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresenta o tema da aula e contextualiza a arte bizantina. Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos realizam uma pesquisa sobre a arte bizantina e preenchem um template de avaliação por pares com os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos apresentam suas pesquisas e debatem sobre a arte bizantina.

  4. Etapa 4 - Produção

    Os grupos produzem uma obra de arte inspirada na arte bizantina.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentam suas obras de arte e explicam a inspiração na arte bizantina.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos refletem sobre o processo de aprendizagem e sobre a importância da arte bizantina.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor encerra a aula e faz uma síntese dos principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema da aula.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupos.
  • Desenvolver a capacidade de escuta e de diálogo.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e de análise crítica.
  • Estimular a cooperação e a responsabilidade dos alunos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Originalidade, coerência e qualidade da obra de arte produzida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupos.
  • Orientar os grupos na pesquisa.
  • Auxiliar os grupos na elaboração do template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Escutar a apresentação do professor.
  • Participar ativamente do grupo.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Preencher o template de avaliação por pares.
  • Apresentar a pesquisa em grupo.