Aula sobre A Arte Bizantina

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte bizantina é uma manifestação artística que se desenvolveu no Império Bizantino, entre os séculos IV e XV. Ela se caracteriza por ser uma arte religiosa, com forte influência da cultura greco-romana e oriental. A arte bizantina é marcada pelo uso de mosaicos, ícones, afrescos e objetos litúrgicos, que eram utilizados na decoração de igrejas e mosteiros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando a arte bizantina e suas principais características. Será feita uma breve explanação sobre a importância dessa manifestação artística para a história da arte.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre um aspecto da arte bizantina, como a arquitetura, os mosaicos, os ícones, entre outros. Eles deverão buscar informações em livros e enciclopédias disponíveis na escola, além de poderem entrevistar com pessoas da comunidade que tenham conhecimento sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, onde serão registrados os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Nesse diário, os alunos deverão registrar as principais informações encontradas em suas pesquisas, bem como as dificuldades encontradas e as soluções encontradas para superá-las.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, mostrando as principais informações encontradas e as soluções encontradas para superar as dificuldades.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, será feita uma discussão em grupo sobre a arte bizantina, onde os alunos poderão compartilhar suas impressões e opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Produção artística

    Cada grupo irá produzir uma obra de arte inspirada na arte bizantina, utilizando materiais como papel, lápis de cor, tinta guache, entre outros.

  7. Etapa 7 - Exposição das obras

    As obras produzidas pelos grupos serão expostas na sala de aula, para que todos possam apreciar e analisar as diferentes formas de expressão da arte bizantina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações sobre a arte bizantina.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Originalidade e criatividade na produção artística.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte bizantina.
  • Orientar os alunos na pesquisa e produção dos diários de bordo.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa em grupo e produzir o diário de bordo.
  • Produzir uma obra de arte inspirada na arte bizantina.