Aula sobre A Arte Bizantina

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arte bizantina é um estilo artístico que se desenvolveu no Império Bizantino, entre os séculos IV e XV. Essa arte é caracterizada pela utilização de mosaicos, ícones, afrescos e outros elementos decorativos em igrejas, palácios e monumentos. A arte bizantina é importante por sua influência na arte ocidental e por ser uma expressão artística de uma época e cultura específicas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresentará o tema "A arte bizantina" e seus principais elementos, como mosaicos, ícones e afrescos. Os alunos poderão fazer perguntas e expressar suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e receberão a tarefa de criar um mapa de registro sobre a arte bizantina, utilizando os campos, Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre a arte bizantina, utilizando livros, enciclopédias e outros materiais analógicos disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos criarão o jogo com base nas informações pesquisadas e registradas no mapa de registro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando os campos do mapa de registro e como o jogo funciona.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma discutirá sobre os jogos apresentados e sobre a arte bizantina, em geral.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre a atividade e a importância da arte bizantina na história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Fomentar o interesse pela arte e cultura de outras épocas e culturas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão.
  • Capacidade de identificar os elementos da arte bizantina.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
  • Qualidade do mapa de registro.
  • Originalidade e criatividade do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Fornecer exemplos práticos.
  • Explicar a tarefa e os campos do mapa de registro.
  • Orientar os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Fazer perguntas e expressar suas dúvidas.
  • Participar ativamente da discussão.
  • Registrar as informações importantes.
  • Trabalhar em grupo.
  • Criar o jogo com base nas informações pesquisadas.