Aula sobre A Arte Bizantina
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que se estendeu do século IV até a queda de Constantinopla em 1453. Ela é caracterizada por sua riqueza de detalhes, uso de cores vivas e brilhantes, e a representação de figuras religiosas.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que é a arte bizantina, suas características e sua importância histórica.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado à arte bizantina, como a arquitetura, os ícones, a pintura e a escultura. Eles devem buscar informações em livros, enciclopédias e outros materiais disponíveis na escola.Etapa 4 - Preparação do debate
Os grupos defensor e opositor terão que preparar argumentos para defender ou refutar a importância da arte bizantina. A banca julgadora deverá preparar perguntas para os grupos e avaliar as respostas.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão a oportunidade de apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. Os observadores deverão anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.Etapa 6 - Conclusão
O professor irá conduzir uma discussão final com a turma, destacando os pontos mais relevantes do debate e a importância da arte bizantina.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar a participação dos alunos durante todo o processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
- Ampliar o repertório cultural dos alunos.
- Estimular o trabalho em grupo e a comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa durante todo o processo.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Argumentação clara e coerente durante o debate.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a participação dos alunos durante todo o processo.
- Conduzir o debate de forma equilibrada e imparcial.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas de qualidade sobre o tema.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos claros e coerentes.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.