Aula sobre A Arte Renascentista Escultura
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, vamos explorar a arte renascentista, mais especificamente a escultura. A arte renascentista foi um movimento cultural que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ela foi marcada pela valorização do ser humano, da razão e da natureza, e teve grande influência na arte, na literatura, na ciência e na filosofia. A escultura renascentista é caracterizada pela busca da perfeição e da beleza, pela representação realista dos corpos humanos e pela utilização de técnicas como o chiaroscuro e o sfumato. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Design Sprint
Etapa 1 - Introdução
Você deve iniciar a aula contextualizando o tema. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Você irá apresentar aos alunos a arte renascentista e a escultura renascentista, explicando suas principais características e mostrando exemplos de obras de arte. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão pesquisar sobre esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar. Eles deverão fazer um esboço da obra, identificando suas principais características, como a utilização de luz e sombra, a representação realista dos corpos humanos e a busca pela perfeição e pela beleza.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo as características das esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar em profundidade. Eles deverão justificar a escolha da obra e explicar as razões pelas quais ela é representativa do movimento renascentista.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar uma maquete da obra de arte escolhida, utilizando materiais como argila, papel machê ou massinha de modelar. Eles deverão prestar atenção aos detalhes e às características da obra, como a posição dos corpos, a expressão facial e a utilização de luz e sombra.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar suas maquetes para a turma e explicar as características da obra de arte escolhida. Eles deverão justificar suas escolhas e explicar como a obra representa o movimento renascentista.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do esboço da obra de arte escolhida.
- Qualidade da maquete criada pelos alunos.
- Capacidade dos alunos de explicar as características da obra de arte escolhida e como ela representa o movimento renascentista.
- Capacidade dos alunos de justificar suas escolhas e de argumentar sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as atividades propostas de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na pesquisa e na escolha da obra de arte a ser analisada.
- Auxiliar os alunos na criação da maquete.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar sobre esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar.
- Fazer um esboço da obra de arte escolhida, identificando suas principais características.
- Discutir em grupo as características das esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar em profundidade.
- Criar uma maquete da obra de arte escolhida e apresentá-la para a turma.