Aula sobre A Arte Renascentista Escultura

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos explorar a arte renascentista, mais especificamente a escultura. A arte renascentista foi um movimento cultural que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ela foi marcada pela valorização do ser humano, da razão e da natureza, e teve grande influência na arte, na literatura, na ciência e na filosofia. A escultura renascentista é caracterizada pela busca da perfeição e da beleza, pela representação realista dos corpos humanos e pela utilização de técnicas como o chiaroscuro e o sfumato. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula contextualizando o tema. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Você irá apresentar aos alunos a arte renascentista e a escultura renascentista, explicando suas principais características e mostrando exemplos de obras de arte. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão pesquisar sobre esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar. Eles deverão fazer um esboço da obra, identificando suas principais características, como a utilização de luz e sombra, a representação realista dos corpos humanos e a busca pela perfeição e pela beleza.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as características das esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar em profundidade. Eles deverão justificar a escolha da obra e explicar as razões pelas quais ela é representativa do movimento renascentista.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma maquete da obra de arte escolhida, utilizando materiais como argila, papel machê ou massinha de modelar. Eles deverão prestar atenção aos detalhes e às características da obra, como a posição dos corpos, a expressão facial e a utilização de luz e sombra.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas maquetes para a turma e explicar as características da obra de arte escolhida. Eles deverão justificar suas escolhas e explicar como a obra representa o movimento renascentista.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do esboço da obra de arte escolhida.
  • Qualidade da maquete criada pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de explicar as características da obra de arte escolhida e como ela representa o movimento renascentista.
  • Capacidade dos alunos de justificar suas escolhas e de argumentar sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as atividades propostas de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na escolha da obra de arte a ser analisada.
  • Auxiliar os alunos na criação da maquete.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar sobre esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar.
  • Fazer um esboço da obra de arte escolhida, identificando suas principais características.
  • Discutir em grupo as características das esculturas renascentistas e escolher uma obra de arte para analisar em profundidade.
  • Criar uma maquete da obra de arte escolhida e apresentá-la para a turma.