Aula sobre A Arte Renascentista Escultura

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte renascentista é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Nesse período, a arte passou por uma grande transformação, deixando de ser predominantemente religiosa e passando a retratar a figura humana de forma mais realista e naturalista. Na escultura, os artistas renascentistas buscavam retratar a beleza e a perfeição do corpo humano, utilizando técnicas como a perspectiva e a anatomia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte renascentista na escultura, identificando suas principais características e analisando seus significados. A metodologia utilizada será o Design Thinking, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que a arte renascentista foi produzida.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o e explicando suas principais características. Em seguida, mostre algumas imagens de esculturas renascentistas para que os alunos possam observar e analisar.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o contexto em que a arte renascentista foi produzida. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor o contexto histórico e social em que a arte renascentista surgiu.

  3. Etapa 3 - Identificação das principais características

    Com base no mapa de empatia criado pelos alunos, oriente uma discussão sobre as principais características da arte renascentista na escultura, como a busca pela perfeição do corpo humano, a utilização da perspectiva e da anatomia, entre outras.

  4. Etapa 4 - Análise de esculturas renascentistas

    Os alunos irão analisar algumas esculturas renascentistas, identificando suas principais características e relacionando-as com o contexto histórico e social em que foram produzidas.

  5. Etapa 5 - Criação de uma escultura renascentista

    Os alunos irão criar uma escultura renascentista utilizando argila ou outro material disponível. Eles deverão aplicar as técnicas aprendidas na aula, como a perspectiva e a anatomia, e buscar retratar a beleza e a perfeição do corpo humano.

  6. Etapa 6 - Apresentação das esculturas

    Os alunos irão apresentar suas esculturas para a turma, explicando as técnicas utilizadas e as principais características da arte renascentista presentes em suas obras.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a aula

    Faça uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como a metodologia utilizada contribuiu para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características da arte renascentista na escultura.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o contexto histórico e social em que a arte renascentista foi produzida.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais características da arte renascentista na escultura.
  • Utilização adequada das técnicas aprendidas na criação da escultura.
  • Reflexão crítica sobre o contexto histórico e social em que a arte renascentista foi produzida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Guiar a criação do mapa de empatia.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o contexto histórico e social em que a arte renascentista foi produzida.
  • Orientar a criação das esculturas renascentistas.
  • Promover a reflexão sobre o aprendizado ao final da aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Identificar as principais características da arte renascentista na escultura.
  • Criar uma escultura renascentista utilizando as técnicas aprendidas.
  • Apresentar a escultura para a turma.
  • Refletir sobre o aprendizado ao final da aula.