Aula sobre A Arte Renascentista Escultura
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos explorar a arte renascentista, mais especificamente a escultura. A arte renascentista foi um movimento cultural que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ela foi marcada pela valorização do ser humano, da razão e da natureza. Na escultura, os artistas buscavam retratar a beleza e a perfeição do corpo humano, utilizando técnicas como a perspectiva e a anatomia. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a arte renascentista e a escultura. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre a escultura renascentista para leitura.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o texto lido, identificando as principais características da escultura renascentista e seus significados. Você irá circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre a escultura renascentista e suas características. Você irá mediar o debate, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá auxiliar na criação do template e explicar como ele será utilizado na próxima etapa.Etapa 5 - Debate crítico
Os alunos irão participar de um debate crítico, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Você irá mediar o debate, incentivando a participação de todos os alunos e avaliando o desempenho de cada um.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar um template de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Criação do template de avaliação por rúbrica.
- Participação ativa no debate crítico.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte renascentista e a escultura.
- Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Auxiliar na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Mediar o debate crítico e avaliar o desempenho dos alunos.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Ler o texto sobre a escultura renascentista.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar o template de avaliação por rúbrica.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas na conclusão da aula.