Aula sobre A Arte Renascentista Escultura

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos explorar a arte renascentista, mais especificamente a escultura. A arte renascentista foi um movimento cultural que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ela foi marcada pela valorização do ser humano, da razão e da natureza. Na escultura, os artistas buscavam retratar a beleza e a perfeição do corpo humano, utilizando técnicas como a perspectiva e a anatomia. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a arte renascentista e a escultura. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre a escultura renascentista para leitura.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o texto lido, identificando as principais características da escultura renascentista e seus significados. Você irá circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre a escultura renascentista e suas características. Você irá mediar o debate, incentivando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá auxiliar na criação do template e explicar como ele será utilizado na próxima etapa.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os alunos irão participar de um debate crítico, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Você irá mediar o debate, incentivando a participação de todos os alunos e avaliando o desempenho de cada um.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar um template de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Participação ativa no debate crítico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte renascentista e a escultura.
  • Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Mediar o debate crítico e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre a escultura renascentista.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas na conclusão da aula.