Aula sobre A Arte Renascentista Escultura
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A arte renascentista é um dos movimentos artísticos mais importantes da história, que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Nessa época, a arte passou a ser valorizada como uma forma de expressão individual e de representação da realidade, com grande influência do humanismo. Na escultura, os artistas renascentistas buscavam retratar a figura humana de forma mais realista e expressiva, utilizando técnicas como a perspectiva e o chiaroscuro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte renascentista na escultura, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a arte renascentista na escultura. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre a arte renascentista na escultura e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. O objetivo é que eles avaliem a atividade e desenvolvam a habilidade de identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as características da arte renascentista na escultura e compartilhar suas avaliações utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Exemplos práticos
Você irá apresentar exemplos práticos de esculturas renascentistas, como a obra de Michelangelo, Davi, e a obra de Donatello, David. Os alunos deverão analisar as obras e identificar as principais características da arte renascentista na escultura.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão criar uma escultura renascentista utilizando argila ou massa de modelar, aplicando as técnicas aprendidas na aula.Etapa 6 - Apresentação das esculturas
Os alunos irão apresentar suas esculturas para a turma e explicar as técnicas utilizadas e as características da arte renascentista na escultura presentes em suas obras.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Promover a pesquisa e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características da arte renascentista na escultura.
- Utilização adequada das técnicas aprendidas na criação da escultura.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Apresentação clara e objetiva da escultura criada.
- Avaliação da atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte renascentista na escultura.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar exemplos práticos de esculturas renascentistas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a arte renascentista na escultura e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar uma escultura renascentista utilizando argila ou massa de modelar.
- Apresentar a escultura criada para a turma.
- Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.