Aula sobre A Arte Renascentista Pintura
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A arte renascentista é um dos movimentos artísticos mais importantes da história, que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Nessa época, a arte passou por uma grande transformação, deixando de ser predominantemente religiosa e passando a retratar a natureza e o ser humano de forma mais realista. Na pintura renascentista, os artistas utilizavam técnicas como a perspectiva e o claro-escuro para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade nas obras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as principais características da arte renascentista e como ela refletiu os valores humanistas da época.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualizar a importância da arte renascentista na história da arte. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Humanismo e Renascimento
Explique como o humanismo e o renascimento influenciaram a arte renascentista. Os alunos irão discutir em grupos como esses valores se refletiram na arte da época.Etapa 3 - Características da arte renascentista
Apresente as principais características da arte renascentista, como a perspectiva, o claro-escuro e a representação do ser humano de forma mais realista. Os alunos irão observar imagens de obras renascentistas e identificar essas características nas obras. Eles irão discutir como essas características refletem os valores humanistas e renascentistas da época.Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo irá apresentar suas análises para a turma, compartilhando suas impressões e conclusões sobre a arte renascentista.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Explique como a dinâmica funciona e auxilie os alunos a preencherem o template com suas impressões sobre a arte renascentista.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforce a importância da arte renascentista na história da arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da arte renascentista.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre como os valores humanistas e renascentistas se refletiram na arte da época.
- Incentivar a análise crítica das obras de arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na dinâmica dos 3 Qs.
- Identificação correta das características da arte renascentista nas obras analisadas.
- Reflexão crítica sobre como os valores humanistas e renascentistas se refletiram na arte da época.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Fazer perguntas que incentivem a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da dinâmica dos 3 Qs.
- Identificar as características da arte renascentista nas obras analisadas.
- Refletir criticamente sobre como os valores humanistas e renascentistas se refletiram na arte da época.