Aula sobre A Arte Renascentista Pintura

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A arte renascentista é um dos movimentos artísticos mais importantes da história, que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Nessa época, a arte passou por uma grande transformação, deixando de ser predominantemente religiosa e passando a retratar a natureza e o ser humano de forma mais realista. Na pintura renascentista, os artistas utilizavam técnicas como a perspectiva e o claro-escuro para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade nas obras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as principais características da arte renascentista e como ela refletiu os valores humanistas da época.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualizar a importância da arte renascentista na história da arte. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Humanismo e Renascimento

    Explique como o humanismo e o renascimento influenciaram a arte renascentista. Os alunos irão discutir em grupos como esses valores se refletiram na arte da época.

  3. Etapa 3 - Características da arte renascentista

    Apresente as principais características da arte renascentista, como a perspectiva, o claro-escuro e a representação do ser humano de forma mais realista. Os alunos irão observar imagens de obras renascentistas e identificar essas características nas obras. Eles irão discutir como essas características refletem os valores humanistas e renascentistas da época.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar suas análises para a turma, compartilhando suas impressões e conclusões sobre a arte renascentista.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Explique como a dinâmica funciona e auxilie os alunos a preencherem o template com suas impressões sobre a arte renascentista.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da arte renascentista na história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da arte renascentista.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre como os valores humanistas e renascentistas se refletiram na arte da época.
  • Incentivar a análise crítica das obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificação correta das características da arte renascentista nas obras analisadas.
  • Reflexão crítica sobre como os valores humanistas e renascentistas se refletiram na arte da época.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer perguntas que incentivem a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar as características da arte renascentista nas obras analisadas.
  • Refletir criticamente sobre como os valores humanistas e renascentistas se refletiram na arte da época.