Aula sobre A Arte Renascentista Pintura

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte renascentista é um movimento histórico importante que surgiu na Itália no século XV e se espalhou pela Europa, influenciando a cultura e a arte em diferentes épocas. Nesta aula, focaremos na pintura renascentista, conhecida por sua representação realista de figuras humanas e o uso de técnicas como perspectiva e chiaroscuro. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, com critérios como organização do grupo, construção de argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral, avaliados em uma escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Em seguida, apresente exemplos de obras renascentistas e explique suas características.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve escolher uma obra renascentista para analisar e pesquisar. Eles devem buscar informações sobre o artista, o contexto histórico em que a obra foi produzida e as técnicas utilizadas na pintura.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre a obra escolhida, utilizando os critérios de avaliação definidos no template.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua obra e sua análise para a turma. Os outros grupos devem avaliar a apresentação utilizando o template.

  6. Etapa 6 - - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as obras e as análises apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando os principais pontos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados”
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de obras de arte
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação em público

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras escolhidas
  • Avaliar as apresentações dos grupos
  • Estimular a discussão em grupo

Ações do aluno

  • Escolher uma obra renascentista para analisar e pesquisar
  • Preparar uma apresentação sobre a obra escolhida
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos
  • Participar da discussão em grupo
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação em público.