Aula sobre A Arte Renascentista Pintura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte renascentista é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Nesse período, a arte passou por uma grande transformação, deixando de ser predominantemente religiosa e passando a retratar a natureza e o ser humano de forma mais realista. Na pintura renascentista, os artistas utilizavam técnicas como a perspectiva e o claro-escuro para criar a ilusão de profundidade e volume nas obras. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da arte renascentista na história da arte. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Características da arte renascentista

    Apresente as principais características da arte renascentista, como a perspectiva, o claro-escuro e a representação da natureza e do ser humano de forma mais realista. Os alunos serão convidados a observar algumas obras de arte renascentista e identificar essas características.

  3. Etapa 3 - Análise de obras de arte

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma obra de arte renascentista para analisar. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas observações sobre a obra, respondendo às perguntas "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Em seguida, cada grupo irá apresentar sua análise para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra de arte renascentista

    Os alunos serão convidados a criar uma obra de arte renascentista utilizando as técnicas aprendidas na aula, como a perspectiva e o claro-escuro. Eles poderão escolher o tema da obra e utilizar materiais como lápis de cor, giz de cera ou tinta guache.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Cada aluno irá apresentar sua obra para a turma, explicando as técnicas utilizadas e o tema escolhido. Os demais alunos poderão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas observações sobre as obras apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância da arte renascentista e como ela influenciou a arte posterior. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam na aula e como se sentiram ao criar suas próprias obras de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da arte renascentista.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da arte na história da humanidade.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características da arte renascentista.
  • Utilização adequada das técnicas aprendidas na criação da obra de arte.
  • Clareza na apresentação da obra e do tema escolhido.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar as observações sobre as obras de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação de suas obras de arte.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância da arte renascentista.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Observar e identificar as características da arte renascentista nas obras apresentadas.
  • Utilizar adequadamente as técnicas aprendidas na criação de suas obras de arte.
  • Apresentar sua obra de forma clara e objetiva.
  • Registrar suas observações sobre as obras de arte utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.