Aula sobre A Arte Renascentista Pintura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte renascentista é um dos movimentos artísticos mais importantes da história, que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Nessa época, a arte passou por uma grande transformação, deixando de ser predominantemente religiosa e passando a retratar a natureza e o ser humano de forma mais realista. Na pintura, os artistas renascentistas utilizavam técnicas como a perspectiva e o chiaroscuro para criar obras de grande beleza e realismo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte renascentista, mais especificamente sobre a pintura, e irão criar um mapa conceitual para organizar as informações aprendidas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da arte renascentista para a história da arte. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais para os alunos pesquisarem sobre a arte renascentista, mais especificamente sobre a pintura, em casa. Eles deverão anotar as informações mais relevantes em um caderno.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a arte renascentista, mais especificamente sobre a pintura. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa, tirando dúvidas e dando sugestões.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as informações contidas neles e tirando dúvidas dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre a arte renascentista, mais especificamente sobre a pintura, utilizando os mapas conceituais criados pelos alunos como base. Os alunos deverão participar ativamente da discussão, fazendo perguntas e dando suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de obras de arte renascentista, mais especificamente de pintura, para que os alunos possam visualizar as características aprendidas na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da arte renascentista, mais especificamente da pintura.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão das características da arte renascentista, mais especificamente da pintura.
  • Participação ativa durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da arte renascentista para a história da arte.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual, tirando dúvidas e dando sugestões.
  • Conduzir a discussão em grupo, estimulando a participação ativa dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de obras de arte renascentista, mais especificamente de pintura.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte renascentista, mais especificamente sobre a pintura, utilizando materiais disponibilizados pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre a arte renascentista, mais especificamente sobre a pintura.
  • Apresentar o mapa conceitual criado para a turma, explicando as informações contidas nele e tirando dúvidas dos colegas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo, fazendo perguntas e dando suas opiniões.
  • Participar ativamente durante toda a aula.