A Ásia que era América

Você já ouviu a história de que Cristóvão Colombo chegou à América achando que tinha chegado às Índias? Nessa aula de História, vamos conhecer um relato que retrata a viagem de Colombo, quando os europeus chegaram ao nosso continente. Bom aprendizado!


Atividades (7)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    “Era italiano e nasceu no ano de 1451. Foi um navegador e explorador, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de outubro de 1492, sob as ordens dos Reis católicos de Espanha. O país Colômbia recebeu este nome em homenagem ao navegador.” Sobre quem o texto está falando?

    A) Pedro Álvares Cabral.

    B) Marco Polo.

    C) Cristóvão Colombo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A aula "A Ásia que era América" tem como objetivo apresentar aos alunos a comparação entre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Essa comparação será feita por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O tema é relevante para a compreensão da história das navegações e da formação do mundo como o conhecemos hoje. Além disso, pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes ao analisarem mapas, rotas de navegação e trajetos de viagens.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

    Atividade completa
  4. 4. Ensino Híbrido:

    O tema "A Ásia que era América" aborda a hipótese de que a América do Sul teria sido visitada por asiáticos antes mesmo da chegada dos europeus. Essa teoria é baseada em evidências arqueológicas e históricas, e pode ser aplicada em diversas áreas, como na antropologia, geografia e história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    A aula "A Ásia que era América" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos para desenvolver atividades relacionadas ao tema. A ideia é que os estudantes possam entender como as navegações afetaram a história mundial e como elas impactaram a vida das pessoas na época. Um exemplo de como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos alunos é a relação entre as navegações e a globalização, que influencia diretamente a nossa vida atualmente.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A aula sobre "A Ásia que era América" pretende comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia. Essa ferramenta permitirá que os estudantes compreendam melhor as motivações e desafios enfrentados pelos navegadores e, assim, possam comparar as rotas e os resultados obtidos em cada um dos oceanos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a exploração do ouro e a utilização de escravos, além de como esses temas ainda são presentes na sociedade atual.

    Design Thinking

    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    "A Ásia que era América" é um tema que envolve a comparação das navegações no Atlântico e no Pacífico nos séculos XIV e XVI. Esse assunto é importante para entendermos como a exploração e a colonização da América foram influenciadas pelas navegações europeias. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Essa atividade ajudará os alunos a desenvolverem sua habilidade de comparação e a compreenderem melhor as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico. Além disso, eles terão a oportunidade de trabalhar em equipe e de forma colaborativa.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: