Aula sobre A Asia Que Era America

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula "A Ásia que era América" tem como objetivo apresentar aos alunos a comparação entre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Essa comparação será feita por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O tema é relevante para a compreensão da história das navegações e da formação do mundo como o conhecemos hoje. Além disso, pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes ao analisarem mapas, rotas de navegação e trajetos de viagens.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você deve iniciar a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Pode-se utilizar um mapa-múndi para mostrar as rotas de navegação no Atlântico e no Pacífico.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um diário de bordo para preencher. O diário contém os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Você deve explicar como cada campo deve ser preenchido.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos devem pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico, comparando as rotas, os objetivos das viagens e as consequências para os povos envolvidos. Você deve orientar os alunos e auxiliá-los na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas descobertas e discutir com a turma as diferenças e semelhanças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.

  5. Etapa 5 - Elaboração do diário de bordo

    Com base nas pesquisas e discussões, os grupos devem preencher o diário de bordo, contendo as informações sobre o problema, as alternativas e a solução para a comparação entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as descobertas e conclusões.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Você deve conduzir uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparação entre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Estímulo à pesquisa em grupo e à colaboração entre os alunos.
  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade do preenchimento do diário de bordo.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa.
  • Estimular a colaboração entre os grupos.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Colaborar com os colegas na elaboração do diário de bordo.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o diário de bordo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema.