Aula sobre A Asia Que Era America

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "A Ásia que era América" pretende comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia. Essa ferramenta permitirá que os estudantes compreendam melhor as motivações e desafios enfrentados pelos navegadores e, assim, possam comparar as rotas e os resultados obtidos em cada um dos oceanos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a exploração do ouro e a utilização de escravos, além de como esses temas ainda são presentes na sociedade atual.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você iniciará a aula apresentando o tema "A Ásia que era América", contextualizando-o e explicando a importância do estudo das navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia para um dos navegadores da época. O mapa deverá conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará o seu mapa de empatia e explicará as motivações e desafios do navegador que escolheram.

  4. Etapa 4 - Comparação das rotas e resultados

    A partir dos mapas de empatia, os alunos deverão comparar as rotas e os resultados obtidos pelos navegadores no Atlântico e no Pacífico, destacando as diferenças e semelhanças entre as navegações.

  5. Etapa 5 - Debate sobre a exploração do ouro e a utilização de escravizados

    Você apresentará exemplos práticos sobre a exploração do ouro e a utilização de escravizados durante as navegações, e os alunos deverão debater sobre esses temas e como eles ainda são presentes na sociedade atual.

  6. Etapa 6 - Síntese da aula

    Você fará uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você poderá sugerir uma tarefa de casa para os alunos, como a pesquisa sobre outros navegadores da época e a criação de novos mapas de empatia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a reflexão crítica sobre a exploração do ouro e a utilização de escravos durante as navegações e como esses temas ainda são presentes na sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre as motivações e desafios dos navegadores por meio da criação do mapa de empatia.
  • Habilidade dos alunos em comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico e identificar as diferenças e semelhanças entre elas.
  • Capacidade dos alunos em debater sobre a exploração do ouro e a utilização de escravos durante as navegações e como esses temas ainda são presentes na sociedade atual.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na comparação das navegações no Atlântico e no Pacífico.
  • Estimular o debate sobre a exploração do ouro e a utilização de escravos durante as navegações e como esses temas ainda são presentes na sociedade atual.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para um dos navegadores da época.
  • Comparar as rotas e os resultados obtidos pelos navegadores no Atlântico e no Pacífico.
  • Debater sobre a exploração do ouro e a utilização de escravos durante as navegações e como esses temas ainda são presentes na sociedade atual.