Aula sobre A Asia Que Era America

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


"A Ásia que era América" é um tema que envolve a comparação das navegações no Atlântico e no Pacífico nos séculos XIV e XVI. Esse assunto é importante para entendermos como a exploração e a colonização da América foram influenciadas pelas navegações europeias. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Essa atividade ajudará os alunos a desenvolverem sua habilidade de comparação e a compreenderem melhor as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico. Além disso, eles terão a oportunidade de trabalhar em equipe e de forma colaborativa.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula explicando o tema "A Ásia que era América" e apresentando aos alunos exemplos práticos de como esse tema pode ser encontrado no cotidiano. Em seguida, apresentará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicará como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI e selecionar informações relevantes para a criação do mapa conceitual. Eles poderão utilizar materiais disponíveis na internet ou na biblioteca da escola.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos de quatro, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Eles poderão utilizar papel sulfite e canetas coloridas ou softwares de criação de mapas conceituais. Você deverá circular pela sala, auxiliando os alunos na criação do mapa e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Os alunos deverão prestar atenção nas apresentações dos colegas e fazer anotações para complementar seus próprios mapas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico e como elas influenciaram a exploração e a colonização da América. Você deverá circular pela sala, auxiliando os alunos na discussão e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos em sala de aula. Também poderá propor uma atividade de reflexão para os alunos, na qual eles deverão escrever um pequeno texto sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparação dos alunos
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Promover a pesquisa e a busca por informações relevantes
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de ideias
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa conceitual
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula
  • Qualidade e clareza na reflexão escrita proposta pelo professor

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa utilizada na aula
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual
  • Tirar dúvidas e estimular a participação dos alunos na discussão em grupo
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e propor uma atividade de reflexão para os alunos
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na aula

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias
  • Discutir em grupo as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico e como elas influenciaram a exploração e a colonização da América
  • Escrever um pequeno texto sobre o que aprenderam na aula.