Aula sobre A Body Art

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Body Art é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como suporte ou meio de expressão. Ela pode ser encontrada em diversas culturas e épocas, desde as pinturas corporais dos povos indígenas até as performances contemporâneas. Na aula de hoje, vamos explorar essa forma de arte e entender como ela pode ser usada para expressar ideias e emoções. Utilizando a metodologia Design Sprint, os alunos vão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender (20 min)

    Professor, apresente aos alunos o conceito de Body Art, mostrando exemplos de artistas e obras famosas. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre o tema em grupos e discutir as principais características da Body Art.

  2. Etapa 2 - Esboçar (30 min)

    Cada grupo irá criar um esboço de uma obra de Body Art, considerando as características discutidas na etapa anterior. Eles podem utilizar lápis, papel e outros materiais disponíveis em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Decidir (20 min)

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir qual obra será escolhida para ser desenvolvida. Eles devem considerar a originalidade, a criatividade e a viabilidade da obra.

  4. Etapa 4 - Prototipar (40 min)

    Com a obra escolhida, os grupos irão criar um protótipo utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como tinta guache, canetas, lápis de cor, entre outros. Eles devem considerar as características da Body Art e a mensagem que desejam transmitir.

  5. Etapa 5 - Testar (30 min)

    Os grupos irão apresentar suas obras e discutir como elas foram criadas, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. Eles também devem apresentar a mensagem que desejam transmitir com a obra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação através da arte;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade da obra;
  • Coerência com as características da Body Art;
  • Mensagem transmitida pela obra;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Qualidade técnica do protótipo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras e artistas de Body Art;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
  • Auxiliar os grupos na criação do protótipo;
  • Promover a discussão e reflexão sobre as obras criadas.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar obras de Body Art;
  • Criar um esboço de uma obra de Body Art;
  • Participar da discussão em grupo para escolher a obra a ser desenvolvida;
  • Criar um protótipo da obra escolhida;
  • Apresentar a obra e discutir o processo de criação.