Aula sobre A Body Art

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Body Art é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como suporte para a criação de obras. Essa técnica pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo, desde as pinturas corporais dos povos indígenas até as performances dos artistas contemporâneos. Nesta aula, os alunos irão explorar essa técnica artística por meio da metodologia ativa Design Thinking, criando um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é ampliar a experiência dos estudantes com diferentes contextos e práticas artístico-visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema "A Body Art" e explique como a técnica é utilizada na arte contemporânea. Em seguida, irá propor aos alunos que pesquisem sobre artistas que utilizam essa técnica e tragam exemplos para a próxima aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre quem faz esse tipo de arte, dividido em campos como "O que ele(a) pensa e sente?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os estudantes possam entender melhor o universo da Body Art e se colocar no lugar dos artistas que utilizam essa técnica.

  3. Etapa 3 - Análise dos mapas de empatia (20 minutos)

    Professor, oriente os alunos a analisarem os mapas de empatia criados pelos colegas, buscando identificar padrões e semelhanças. Em seguida, irá propor uma discussão em grupo sobre as principais descobertas e insights obtidos a partir da análise dos mapas.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra de Body Art (60 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de Body Art utilizando o próprio corpo como suporte. Oriente-os a pensarem em elementos como cor, forma, textura e movimento, e a utilizarem os insights obtidos a partir do mapa de empatia para criar uma obra que expresse suas emoções e sentimentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras de Body Art para a turma, explicando o processo criativo e os elementos utilizados na criação da obra. Oriente-os a fazerem perguntas e comentários sobre as obras dos colegas, incentivando a reflexão crítica sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    O professor irá conduzir uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados. O objetivo é que os estudantes possam expressar suas opiniões sobre a técnica da Body Art e refletir sobre como ela pode ser utilizada na arte contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ampliar a experiência dos estudantes com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação da obra de Body Art;
  • Utilização dos elementos visuais de forma coerente e expressiva;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Reflexão crítica sobre o tema;
  • Colaboração com os colegas durante a realização das atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos estudantes;
  • Propor atividades que envolvam a participação ativa dos alunos;
  • Realizar uma reflexão final sobre a aula e os aprendizados obtidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre artistas que utilizam a técnica da Body Art;
  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o universo da Body Art;
  • Criar uma obra de Body Art utilizando o próprio corpo como suporte;
  • Apresentar a obra para a turma e comentar sobre o processo criativo;
  • Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com os colegas durante a realização das atividades.