Aula sobre A Body Art

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Body Art é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como suporte para a criação de obras. Essa forma de arte surgiu na década de 1960, como uma forma de questionar os padrões estéticos e sociais estabelecidos. A Body Art pode ser encontrada em diversas manifestações culturais, como tatuagens, piercings, performances e até mesmo em protestos políticos. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre a Body Art, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é que os alunos pesquisem, apreciem e analisem essa forma de arte, ampliando sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão o desafio de criar um jogo de tabuleiro sobre a Body Art.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Body Art e seus principais artistas. Você poderá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo (40 minutos)

    Os alunos deverão criar o jogo de tabuleiro, utilizando um tabuleiro com 51 casas, dado, pinos e cards de perguntas e ações. O jogo deverá abordar os principais temas da Body Art, como tatuagens, piercings, performances e protestos políticos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as principais características do jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens da Body Art nos jogos apresentados.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula, destacando os principais pontos abordados e reforçando a importância da Body Art como forma de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de arte;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Clareza na apresentação do jogo;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Reflexão individual sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula;
  • Disponibilizar materiais de pesquisa;
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Estimular a participação nas discussões em grupo;
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Body Art e seus principais artistas;
  • Criar um jogo de tabuleiro sobre a Body Art;
  • Apresentar o jogo para a turma;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema.