Aula sobre A Body Art

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Body Art é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como suporte para a criação artística. Essa arte pode ser encontrada em diversas culturas e épocas, desde a antiguidade até os dias atuais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Body Art e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, explicando o que é a Body Art e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística. Compartilhe exemplos de artistas que utilizam essa técnica, como Yves Klein e Marina Abramovic.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e terão 30 minutos para pesquisar sobre a Body Art, buscando informações sobre sua história, técnicas utilizadas e artistas que a utilizam. Disponibilize materiais, como livros e artigos, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate (60 minutos)

    Os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos, sendo que a banca julgadora irá avaliar as apresentações e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos. Os temas a serem debatidos são:

    \- A Body Art é uma forma de arte legítima?

    \- A Body Art pode ser considerada uma forma de protesto?


  4. Etapa 4 - Criação (30 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de Body Art utilizando seus próprios corpos como suporte. O professor deverá disponibilizar materiais como tintas, maquiagens e outros materiais que possam ser utilizados na criação da obra.

  5. Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua obra de Body Art e explicar o conceito por trás da criação. Os outros grupos irão avaliar as apresentações e dar feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Reflexão (20 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a Body Art pode ser utilizada como forma de expressão artística. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula, agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da Body Art como forma de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater sobre temas polêmicos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de Body Art.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua relevância.
  • Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar na pesquisa e criação das obras de Body Art.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre a Body Art.
  • Criar uma obra de Body Art criativa e original.
  • Apresentar argumentos sólidos durante o debate.
  • Refletir criticamente sobre a arte e sua relação com a sociedade.