Aula sobre A Body Art
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Body Art é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como suporte para a criação artística. Essa arte pode ser encontrada em diversas culturas e épocas, desde a antiguidade até os dias atuais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Body Art e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula, explicando o que é a Body Art e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística. Compartilhe exemplos de artistas que utilizam essa técnica, como Yves Klein e Marina Abramovic.Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e terão 30 minutos para pesquisar sobre a Body Art, buscando informações sobre sua história, técnicas utilizadas e artistas que a utilizam. Disponibilize materiais, como livros e artigos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Debate (60 minutos)
Os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos, sendo que a banca julgadora irá avaliar as apresentações e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos. Os temas a serem debatidos são:\- A Body Art é uma forma de arte legítima?
\- A Body Art pode ser considerada uma forma de protesto?
Etapa 4 - Criação (30 minutos)
Os alunos irão criar uma obra de Body Art utilizando seus próprios corpos como suporte. O professor deverá disponibilizar materiais como tintas, maquiagens e outros materiais que possam ser utilizados na criação da obra.Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua obra de Body Art e explicar o conceito por trás da criação. Os outros grupos irão avaliar as apresentações e dar feedbacks construtivos.Etapa 6 - Reflexão (20 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a Body Art pode ser utilizada como forma de expressão artística. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula, agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da Body Art como forma de expressão artística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater sobre temas polêmicos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.
- Promover a interação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de Body Art.
- Capacidade de reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua relevância.
- Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar na pesquisa e criação das obras de Body Art.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre a arte e sua relação com a sociedade.
- Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar uma pesquisa de qualidade sobre a Body Art.
- Criar uma obra de Body Art criativa e original.
- Apresentar argumentos sólidos durante o debate.
- Refletir criticamente sobre a arte e sua relação com a sociedade.