Aula sobre A Body Art

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Body Art é uma forma de arte contemporânea que utiliza o corpo humano como suporte e meio de expressão. Essa arte pode ser encontrada em performances, instalações e fotografias, e visa questionar a relação entre o corpo e a sociedade, além de explorar as possibilidades estéticas do corpo humano. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa forma de arte e criar suas próprias obras de Body Art, utilizando materiais simples e acessíveis. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e passarão por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e contextualize a Body Art, mostrando exemplos de artistas que utilizam essa forma de arte em suas obras. Em seguida, explique a metodologia Rotação por Estações e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (120 minutos)

    Organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante um tempo determinado, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)

    Nessa estação, os alunos deverão pesquisar sobre artistas de Body Art e suas obras. Para isso, você pode disponibilizar livros, revistas e sites de arte para consulta.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação (60 minutos)

    Nessa estação, os alunos irão criar suas próprias obras de Body Art, utilizando materiais simples como tinta guache, canetas, lápis de cor e papel. Você pode sugerir temas para as obras, como a relação entre o corpo e a natureza ou a representação do corpo na sociedade contemporânea.

    Estação 3 - Análise (30 minutos)

    Nessa estação, os alunos deverão analisar as obras criadas pelos colegas e discutir as escolhas estéticas e conceituais de cada trabalho. Guie a discussão com perguntas como: Qual a mensagem transmitida pela obra? Como o artista utilizou o corpo como suporte para sua arte?


  4. Etapa 4 - Sistematização (20 minutos)

    Na última etapa, sistematiza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, fazendo uma síntese das atividades realizadas e das obras criadas. Os alunos também poderão compartilhar suas reflexões sobre o tema e sobre o processo de criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte contemporânea;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Ampliar o repertório imagético e estético dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre artistas de Body Art;
  • Originalidade e criatividade na criação das obras de Body Art;
  • Capacidade de análise e reflexão sobre as obras criadas pelos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Body Art;
  • Orientar as atividades em cada estação;
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos;
  • Sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre artistas de Body Art;
  • Criar suas próprias obras de Body Art;
  • Analisar e refletir sobre as obras criadas pelos colegas.