Aula sobre A Body Art

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Body Art é uma forma de arte contemporânea que utiliza o corpo humano como suporte para a criação artística. É uma forma de expressão que envolve a performance e a interação do artista com o público. A Body Art pode ser encontrada em diversas formas, como tatuagens, piercings, maquiagens, pinturas corporais, entre outras. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, explicando o que é a Body Art e como ela pode ser encontrada na arte contemporânea. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (30 minutos)

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um artista que utiliza o corpo humano como suporte para a criação artística. Os alunos deverão buscar informações sobre a vida e obra do artista, além de imagens e vídeos que ilustrem o trabalho do artista.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os artistas pesquisados, bem como sobre as diferentes formas de expressão da Body Art.

  7. Etapa 7 - Conclusão (5 minutos)

    Conclua a aula, destacando a importância da Body Art como forma de expressão artística contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar obras de arte contemporâneas;
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e organizar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual;
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual;
  • Contribuição para a discussão em grupo;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual;
  • Estimular a participação e a discussão em grupo;
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do mapa conceitual;
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva;
  • Contribuir para a discussão em grupo;
  • Respeitar as opiniões dos colegas;
  • Cumprir os prazos estabelecidos.