Aula sobre A Burguesia E O Estado Moderno

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A burguesia e o Estado moderno são temas importantes para entendermos a formação do mundo em que vivemos hoje. A burguesia foi uma classe social que surgiu na Europa durante a Idade Média e se consolidou no período moderno. Ela foi responsável por impulsionar o desenvolvimento do comércio e da indústria, além de ter influenciado a política e a cultura da época. O Estado moderno, por sua vez, foi uma forma de organização política que surgiu na Europa no final da Idade Média e se consolidou no período moderno. Ele se caracterizou pela centralização do poder nas mãos do rei e pela criação de instituições burocráticas que permitiram o controle do território e da população. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é a burguesia e o Estado moderno, suas características e importância histórica. Em seguida, proponha aos alunos que formem grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar em conjunto.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como a burguesia influenciou a formação do Estado moderno?" Os alunos deverão discutir em grupo e elaborar uma resposta para o problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar em livros, artigos e sites confiáveis sobre o tema proposto. Oriente-os na busca por informações relevantes e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as informações encontradas e elaborar uma resposta para o problema proposto. Oriente-os na elaboração da resposta, incentivando a participação de todos os membros do grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua resposta para o problema proposto. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade da resposta elaborada para o problema proposto.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na elaboração da resposta para o problema proposto.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na apresentação oral.
  • Orientar os alunos na utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade.
  • Elaborar uma resposta para o problema proposto de forma clara e objetiva.
  • Apresentar oralmente a resposta elaborada de forma clara e objetiva.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.