Aula sobre A Burguesia E O Estado Moderno

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A burguesia e o Estado moderno é um tema importante para entendermos como a sociedade se organizou ao longo da história. A burguesia, classe social formada pelos comerciantes e industriais, teve um papel fundamental na formação do Estado moderno, que se caracteriza pela centralização do poder nas mãos do Estado e pela separação entre Estado e Igreja. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as motivações e necessidades das pessoas envolvidas nesse processo histórico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da burguesia na formação do Estado moderno. Em seguida, irá explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as motivações e necessidades dos burgueses envolvidos na formação do Estado moderno. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais motivações e necessidades das pessoas envolvidas na formação do Estado moderno.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo e compartilhar as principais motivações e necessidades identificadas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a burguesia influenciou a formação do Estado moderno, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os exemplos práticos apresentados pelo professor e identificar como a burguesia influenciou esses eventos históricos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Reforce a importância do tema para a compreensão da história ocidental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do mapa de empatia.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar as motivações e necessidades das pessoas envolvidas na formação do Estado moderno.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Identificação correta das motivações e necessidades das pessoas envolvidas na formação do Estado moderno.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre os exemplos práticos.
  • Conclusão coerente sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos e estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Contribuir para a discussão em grupo e identificar as motivações e necessidades das pessoas envolvidas na formação do Estado moderno.
  • Participar ativamente na discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Fazer uma conclusão coerente sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Receber feedbacks construtivos do professor e aplicá-los em futuras atividades.