Aula sobre A Burguesia E O Estado Moderno

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A burguesia e o Estado moderno são temas importantes para entendermos a formação do mundo em que vivemos hoje. A burguesia foi uma classe social que surgiu na Europa durante a Idade Média e se consolidou no período moderno. Ela foi responsável por impulsionar o desenvolvimento do comércio e da indústria, além de ter sido uma das principais forças por trás da formação dos Estados modernos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a burguesia e como ela surgiu. É importante contextualizar o tema para que os alunos possam entender a importância da burguesia na formação do Estado moderno.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Disponibilize um vídeo sobre a burguesia e o Estado moderno para que os alunos assistam em casa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com no máximo 10 minutos de duração.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos devem se dividir em grupos e discutir o vídeo que assistiram em casa. Cada grupo deve escolher um líder para apresentar as principais ideias discutidas em seu grupo.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Essa ferramenta deve ser utilizada para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma e discutir as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da burguesia na formação do Estado moderno.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política."
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos templates pelos grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Disponibilizar o vídeo sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema em casa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.