Aula sobre A Capela Sistina

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Capela Sistina é uma das obras mais famosas do artista renascentista Michelangelo. Localizada no Vaticano, a capela é conhecida por seus afrescos e pinturas no teto, que retratam cenas bíblicas e a criação do homem. A obra é considerada uma das mais importantes da história da arte ocidental e representa o auge do Renascimento italiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a Capela Sistina aos alunos e explique sua importância histórica e artística. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue a eles o problema: "Como podemos analisar e apreciar a Capela Sistina utilizando apenas recursos analógicos?".

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre a Capela Sistina e selecionar informações relevantes para a análise da obra. Eles devem utilizar apenas recursos analógicos, como livros, revistas e jornais.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os grupos devem utilizar as informações pesquisadas para analisar a obra. Eles devem criar um esquema ou mapa mental para organizar as informações e facilitar a compreensão da obra.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua análise da obra utilizando o template dos 3 Qs. Eles devem destacar os pontos positivos da obra (_Que bom_), os pontos negativos (_Que pena_) e as sugestões para melhorias (_Que tal_).

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre a obra. Os alunos devem debater sobre os pontos positivos e negativos da obra e as sugestões para melhorias.

  6. Etapa 6 - Produção

    Cada grupo deve produzir uma obra de arte inspirada na Capela Sistina utilizando apenas recursos analógicos. Eles devem utilizar as informações e análises feitas anteriormente para criar uma obra original.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar a atividade utilizando o template dos 3 Qs. Eles devem destacar o que foi bom na atividade (_Que bom_), o que poderia ter sido melhor (_Que pena_) e as sugestões para melhorias (_Que tal_).

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e apreciação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a inovação na utilização de recursos analógicos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise e interpretação da obra.
  • Criatividade e inovação na utilização de recursos analógicos.
  • Participação e colaboração no trabalho em equipe.
  • Capacidade de autoavaliação.

Ações do professor

  • Apresentar a obra e contextualizá-la.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o problema.
  • Orientar os alunos nas atividades.
  • Orientar os alunos na utilização do template dos 3 Qs para avaliação.

Ações do aluno

  • Analisar e interpretar a obra.
  • Pesquisar e selecionar recursos analógicos.
  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do template dos 3 Qs.
  • Utilizar o template dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Refletir criticamente sobre a atividade.