Aula sobre A Capela Sistina
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Capela Sistina é uma das obras mais famosas da arte ocidental e foi pintada por Michelangelo entre 1508 e 1512. A capela é um espaço sagrado localizado no Vaticano, em Roma, e é famosa por seus afrescos, incluindo o teto, que é uma das obras mais conhecidas de Michelangelo. A Capela Sistina é um exemplo importante da arte renascentista e é uma das atrações turísticas mais populares do mundo.
Etapa 1 - Check-in
Comece a aula pedindo aos alunos que compartilhem o que sabem sobre a Capela Sistina e Michelangelo. Faça perguntas para ajudar os alunos a lembrar de informações importantes.Etapa 2 - Introdução
Apresente uma breve história da Capela Sistina e Michelangelo, destacando a importância da obra para a arte ocidental e a cultura italiana.Etapa 3 - Pesquisa
Divida os alunos em grupos e entregue uma lista de perguntas sobre a Capela Sistina e Michelangelo. Eles têm que pesquisar as respostas usando livros, enciclopédias e outras fontes analógicas.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, usando cartazes, desenhos ou outras formas analógicas de apresentação.Etapa 5 - Análise
Guie a turma em uma análise crítica da Capela Sistina, destacando as técnicas usadas por Michelangelo e a importância da obra para a arte renascentista.Etapa 6 - Check-out
Os alunos preenchem um template de registro de aprendizagem com as informações aprendidas sobre a Capela Sistina e Michelangelo.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula destacando a importância da Capela Sistina para a arte ocidental e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
- Ampliar o conhecimento sobre a arte renascentista e a cultura italiana.
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa e apresentação das informações.
- Capacidade de análise crítica da obra de arte.
Ações do professor
- Guiar a turma na análise crítica da obra de arte.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Fornecer feedback construtivo sobre as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a pesquisa com responsabilidade e dedicação.
- Expressar suas ideias e opiniões de forma clara e criativa.