Aula sobre A Capela Sistina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Capela Sistina é uma das obras mais famosas de Michelangelo e uma das principais atrações turísticas do Vaticano. A capela foi construída no final do século XV e é famosa por seus afrescos, incluindo o teto pintado por Michelangelo. A atividade sobre a Capela Sistina será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente vídeos, textos e imagens sobre a Capela Sistina aos alunos, explicando a importância da obra de arte e como ela foi criada.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Capela Sistina e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Oriente os alunos sobre como criar o template e como utilizar os campos para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os templates criados e compartilhar suas opiniões sobre a Capela Sistina. Oriente os alunos sobre como conduzir a discussão e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Análise individual

    Cada aluno deverá analisar individualmente o template criado pelo grupo e escrever um texto sobre a sua opinião sobre a Capela Sistina. Oriente os alunos sobre como escrever o texto e fornecer exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas análises para a turma. Oriente os alunos sobre como fazer a apresentação e incentivar a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância da análise crítica das obras de arte e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades nessa área.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar obras de arte de forma crítica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade do template criado pelos alunos.
  • Qualidade da análise individual escrita pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos alunos.
  • Coerência e clareza na argumentação dos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fornecer exemplos práticos para os alunos.
  • Orientar os alunos sobre como escrever um texto argumentativo.
  • Conduzir a discussão em grupo e a apresentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Capela Sistina.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir em grupo e compartilhar opiniões sobre a obra de arte.
  • Analisar individualmente o template criado pelo grupo e escrever um texto argumentativo.
  • Apresentar a análise para a turma.