Aula sobre A Carta Do Cacique Seattle

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A carta do cacique Seattle é um documento histórico que representa a resistência dos povos indígenas originários contra a invasão e a destruição de suas terras e culturas. A carta foi escrita em 1854, em resposta à proposta do presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, de comprar as terras dos Suquamish, tribo liderada pelo cacique Seattle. A carta é um exemplo de resistência e luta pela preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas originários. Pretende-se que os alunos consigam identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente a carta do cacique Seattle e pergunte aos alunos: "Qual é o problema apresentado na carta do cacique Seattle?". Os alunos deverão discutir em grupo e registrar suas ideias no diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Faça a divisão da turma em grupos e peça que cada grupo elabore uma lista de alternativas para solucionar o problema apresentado na carta do cacique Seattle. Os alunos deverão registrar suas ideias no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Solução

    Peça a cada grupo que eles apresentem suas alternativas e discuta com a turma as possíveis soluções para o problema apresentado na carta do cacique Seattle. Os alunos deverão registrar as ideias discutidas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Faça a divisão da turma em grupos e peça que cada grupo escolha um subtópico relacionado ao tema da carta do cacique Seattle, como por exemplo: "A invasão das terras indígenas", "A resistência dos povos indígenas originários", "A preservação da cultura indígena". Os alunos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e registrar suas ideias no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Peça a cada grupo que eles apresentem suas pesquisas sobre o subtópico escolhido e discuta com a turma as ideias apresentadas. Os alunos deverão registrar as ideias discutidas no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos previamente. Os alunos deverão avaliar o desempenho do grupo e registrar suas avaliações no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Peça que os alunos reflitam sobre o tema da aula e registrem suas conclusões no diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história dos povos indígenas originários.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de registrar ideias e reflexões no diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das ideias apresentadas no diário de bordo.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação do subtópico escolhido.

Ações do professor

  • Apresentar a carta do cacique Seattle e contextualizar o tema da aula.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Registrar ideias e reflexões no diário de bordo.
  • Pesquisar sobre o subtópico escolhido e apresentar as ideias para a turma.