Aula sobre A Carta Do Cacique Seattle
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A carta do cacique Seattle é um documento histórico que representa a resistência dos povos indígenas originários contra a colonização europeia. Nesta carta, o cacique Seattle expressa sua preocupação com a destruição da natureza e a perda da cultura de seu povo. A carta é um exemplo de como os discursos civilizatórios impactaram negativamente as populações indígenas e negras nas Américas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente a carta do cacique Seattle e contextualize o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Explicação da metodologia
Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como funciona a avaliação por pares.Etapa 4 - Construção do template de avaliação
Os alunos definem os critérios de avaliação e elaboram o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Preparação da apresentação
Os grupos preparam a apresentação, levando em consideração os critérios de avaliação definidos.Etapa 6 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresenta seu trabalho e é avaliado pelos outros grupos.Etapa 7 - Avaliação final
Faça uma avaliação geral da atividade e os alunos avaliam a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios;
- Compreender a importância da preservação da cultura e da natureza;
- Refletir sobre as consequências da colonização europeia para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar a carta do cacique Seattle e contextualizar o assunto;
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos;
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como funciona a avaliação por pares;
- Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares;
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
Ações do aluno
- Ler a carta do cacique Seattle e discutir em grupo os principais pontos abordados;
- Definir os critérios de avaliação para o template;
- Elaborar o template de avaliação por pares;
- Preparar a apresentação do grupo;
- Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios definidos.