Aula sobre A Carta Do Cacique Seattle

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Carta do Cacique Seattle é um documento histórico que representa a resistência dos povos indígenas contra a invasão e a destruição de suas terras e culturas. A carta foi escrita em 1854, em resposta à proposta do presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, de comprar as terras dos Suquamish, tribo liderada pelo cacique Seattle. A carta é um exemplo de como os povos indígenas lutaram e lutam até hoje pela preservação de suas tradições e territórios.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a Carta do Cacique Seattle, explicando o contexto histórico e a importância do documento.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre o Cacique Seattle, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do Cacique Seattle e compreendam suas motivações e sentimentos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações do mapa de empatia e compartilhar suas percepções sobre o Cacique Seattle.

  4. Etapa 4 - Análise da Carta

    Distribua cópias da Carta do Cacique Seattle para os alunos e oriente-os a ler e analisar o documento.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos devem debater em grupo sobre as principais ideias e argumentos presentes na Carta do Cacique Seattle.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos devem produzir um texto sobre a importância da Carta do Cacique Seattle para a luta dos povos indígenas pela preservação de suas terras e culturas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos devem apresentar seus trabalhos para a turma e o professor deve avaliar a participação e o desempenho de cada aluno.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a empatia e a compreensão das motivações e sentimentos do Cacique Seattle.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de documentos históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da produção textual.
  • Capacidade de análise crítica da Carta do Cacique Seattle.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Carta do Cacique Seattle.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Distribuir cópias da Carta do Cacique Seattle e orientar os alunos na análise do documento.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre o Cacique Seattle.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir um texto sobre a importância da Carta do Cacique Seattle.